Seu time já utiliza metodologias ágeis? Normalmente associadas ao setor de tecnologia, elas são fundamentais para equipes que necessitam responder rapidamente às demandas de seus clientes.

Ao mesmo tempo em que essas formas de executar projetos e fluxos de trabalho otimizam a busca por uma cadeia operacional, com o uso de recursos reduzidos, elas abrem espaço para a inovação e permitem que os colaboradores sejam mais efetivos nas ações.

Portanto, é interessante que todo gestor conheça as principais metodologias ágeis, especialmente no cenário atual, em que a tecnologia está acelerando as operações de todo o setor. Quando são bem implementadas, elas conseguem orientar os profissionais a terem menos problemas para executar as suas atividades. Quer saber como isso ocorre? Então continue a leitura deste post!

QUAIS BENEFÍCIOS AS METODOLOGIAS ÁGEIS TRAZEM PARA O SEU NEGÓCIO?

As metodologias ágeis trazem uma série de benefícios para qualquer empresa. O principal deles é o aumento da velocidade com que resultados são entregues. A cultura ágil auxilia os profissionais a serem capazes de executar rotinas de um modo em que entregas de longo prazos e alto risco são eliminados, em favor de entregas menores e incrementais que mitigam riscos e permitem aprendizado e correção de rota durante o percurso.

Além disso, há mais flexibilidade nas operações. Com maior autonomia, os gestores podem tomar decisões ousadas e que se alinham facilmente às necessidades dos clientes. Dessa forma, o negócio sempre estará em dia com aquilo que os parceiros comerciais demandam e terá rotinas inovadoras.

Assim, todos esses pontos contribuem para criar um ambiente inovador e integrado. Como consequência, a empresa ganha vantagem competitiva e aumenta até mesmo a capacidade de venda dos seus produtos.

QUAIS AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ÁGEIS DO MERCADO?

Para implementá-las corretamente e saber qual é a melhor estratégia para o seu negócio, o gestor precisa entender como elas se estruturam. Por isso, a seguir, confira algumas das metodologias ágeis mais usadas pelas empresas modernas!

Scrum

Scrum é uma metodologia que unifica valores, práticas e princípios para acelerar o processo de criação e distribuição de produtos. Orientada pelas bases do Manifesto Ágil, ela amplia a transparência das ações internas, melhora os indicadores relacionados a gargalos e dá mais flexibilidade para as ações diárias.

No ambiente em que o Scrum é utilizado, a empresa tem mais feedbacks com reuniões diárias e as etapas do projeto tendem a ter prazos reduzidos. Assim, o Scrum permite que uma grande entrega seja fracionada em partes menores, tornando a percepção de resultados no curto prazo mais visíveis.  Como consequência,  tem-se um direcionamento mais assertivo para a construção dos próximos pacotes.

Lean

Trata-se de uma filosofia de gestão que muda completamente o fluxo de trabalho de uma organização. Ela também surgiu no ambiente de tecnologia, gerando fluxos de trabalho com troca de informações contínuas com os clientes durante projetos digitais.

Essa comunicação permite evitar o desperdício de recursos, gerar mais valor para o projeto e garantir maior satisfação. Quando as etapas são finalizadas no ambiente Lean, a empresa terá mais certeza de que o produto está de acordo com o que foi combinado e despenderá menos tempo com correções. Esse objetivo é atingido também com a priorização das entregas, a partir do que é mais importante em cada etapa, e otimização contínua da cadeia de trabalho.

Kanban

Kanban é uma das metodologias ágeis mais conhecidas do mercado. Criada por David J. Anderson, ela tem como pilar a premissa “comece pelo que se faz hoje”.

No ambiente de trabalho gerido por esta metodologia, existe um gerenciamento do fluxo que facilita a visualização de cada rotina que deve ser feita e quais os passos futuros. Justamente por isso, ele é adotado com o apoio de ferramentas como a STATIK(System Thinking Approach to Introducing Kanban), uma visão não modularizada das rotinas de trabalho que auxilia a companhia a implementar o Kanban com mais agilidade e precisão.

SMART

A SMART tem as bases necessárias para a empresa criar objetivos realistas, fáceis de serem alcançados e precisos. Ela é dividida nos seguintes princípios:

  • specific: é importante ser preciso em cada objetivo;
  • measurable: todas as metas devem ser mensuráveis e qualificáveis;
  • attainable: todos os objetivos devem ser alcançáveis;
  • relevant: todas as metas precisam ter um impacto positivo para o empreendimento;
  • time-related: cada objetivo definido deve ter um prazo para ser alcançado.

COMO A LIDERANÇA PODE INFLUENCIAR NA ADOÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS?

Para mudar qualquer aspecto da cultura de um negócio, a liderança é algo crucial. Afinal de contas, os líderes internos são aqueles responsáveis por garantir que o empreendimento tenha engajamento ao implementar novas práticas, processos e indicadores.

Diante disso, a organização precisa se estruturar para garantir que todos os líderes tenham os meios para identificar os resultados do processo de adaptação a uma cultura ágil. Os KPIs, por exemplo, dão uma visão abrangente e precisa sobre os resultados de cada medida aplicada. Já o framework OKR (Objective and Key-Results – Objetivos e Resultados-chave) auxilia na definição e geração de metas claras e objetivas, orientando de forma mais efetiva todo o planejamento.

Além disso, é necessário considerar os princípios da gestão moderna para evitar que existam problemas para o negócio ser mais ágil. O chamado Management 3.0 (M3.0) auxilia a empresa a dar mais autonomia para as suas áreas, reduz a complexidade das rotinas internas e melhora a interação entre as equipes. Assim, as mudanças são feitas de maneira mais profunda.

Em linha com o M3.0, as organizações que não conseguem ser evolutivas estão perdendo espaço rapidamente no mercado. Negócios de todos os setores precisam se alinhar com agilidade às demandas do consumidor.

Para que isso seja possível, é necessário criar serviços flexíveis, estruturas internas integradas e mecanismos de ação que permitam aos colaboradores serem eficientes, independentemente do nível de trabalho. Além disso, é fundamental ser uma organização responsiva, que consegue se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Neste sentido, as metodologias ágeis são as peças-chave para atingir esses objetivos. Afinal de contas, elas permitem que a empresa não apenas seja mais integrada, mas escalável, flexível e dinâmica. Dessa forma, é possível manter a sua competitividade, sem gerar grandes investimentos.

Uma boa opção pode ser contar com parceiros de negócio, como a Invillia, que trazem à organização mais agilidade, flexibilidade e escopo de trabalho aberto de acordo com as necessidades de cada projeto.

Nossos especialistas utilizam metodologias ágeis em todos os projetos de criação de produtos digitais. O nosso framework já ajudou empresas como a PagSeguro a entregarem para os seus clientes produtos inteligentes e alinhados com as suas demandas de mercado.

Gostou das informações deste post? Veja agora um overwiew prático sobre como as Squads da Invillia conseguem utilizar as metodologias ágeis para serem mais escaláveis, eficientes e ágeis em seu dia a dia e fale conosco para saber como levar esses benefícios para a sua empresa!

Postado em 15/08/2019

Invillia

Artigos relacionados