398 inscritos no maior programa de estágio já realizado pela Invillia.

Candidatos disputando vagas em um game desenvolvido com base nos conceitos de agilidade. Assim foi o nosso Hackday!

O Hackday é um evento com duração de 1 dia que marca a etapa final do processo seletivo do programa de estágio da Invillia. Neste semestre, ele foi realizado no dia 31 de agosto. Dos 398 inscritos, 41 foram selecionados por uma fase online a participarem do Hackday – concorrendo então às 14 vagas de estágio disponíveis em diversos segmentos de tecnologia da Invillia. Todos os selecionados tiveram acesso prévio a um e-book contendo uma introdução sobre o mundo da agilidade, incluindo temas como Planning, Kanban, Feedback, entre outros.

O Hackday deste semestre foi totalmente inovador! Nasceu de um projeto da Incubadora de Talentos da Invillia, tomou vida nas mãos de artistas e cresceu com especialistas. Tudo com muita criatividade e mantendo a essência da Invillia.

Foto com os participantes do Hackday que ocorreu na Invillia em 31 de agosto de 2019.
Hackday Invillia, 31 de agosto de 2019.

Entenda agora a jornada deste game que abduziu estagiários de destaque.

Os candidatos do Hackday passaram por desafios divididos em 7 fases representadas por planetas que guardavam grandes supressas do universo ágil.

Ilustração de um planeta da primeira fase do Hackday: Planning World.

Fase 1 – Planning World: A primeira etapa da aventura no universo e os candidatos já foram submetidos a missão de reconstrução da nave mãe. Cada planeta, uma missão, cada missão cumprida, uma peça da nave era resgatada. Aqui, produção em massa de aeronaves, mas não era tão simples assim como parecia. Era necessário muita organização, concentração e trabalho em Equipe. Atenção aos detalhes e mente aguçada, se saiu bem quem se preocupou em entender qual era a real necessidade da proposta.

Ilustração de um planeta da segunda fase do Hackday: Scrumcity.

Fase 2 – ScrumCity: Trabalho em conjunto é muito bom, mas aqui no Universo Ágil, precisamos contar que cada tripulante entenda exatamente o seu papel no contexto do time. Todos foram testados em uma dinâmica onde tiveram que mostrar que estavam alinhados com a missão do Universo Ágil. Precisavam mostrar que entenderam exatamente qual era o objetivo. Com base no propósito de reconstruir a nave mãe, cada membro do time escolheu dois recursos e duas competências que consideravam necessários para o êxito dessa missão. 

Ilustração de um planeta da terceira fase do Hackday: Lean Earth.

Fase 3 – Lean Earth: Com tudo em andamento, competências e recursos separados, era hora de reduzir tudo que foi escolhido, eles precisavam olhar com mais cautela pois não poderiam mais seguir com tudo que escolheram, mas apenas com o essencial. Tudo que poderia ser desperdício, deveria ser eliminado, tempo ou custo valem muito por aqui. E a negociação para um consenso não é fácil. 

Ilustração de um planeta da quarta fase do Hackday: Kanbanland.

Fase 4 – Kanbanland: O mundo da Gestão Visual. Nesse planeta, é necessário que saibamos de tudo em qualquer momento. O Universo Ágil, precisa estar ciente do que está acontecendo nessa nave. Os times receberam o desafio de promover a gestão à vista de todo o plano para o objetivo final, juntos montaram o Kanban, permitindo que qualquer membro do time pudesse ver e entender as estratégias da aeronave apenas observando o quadro. É o momento que o líder se destaca e o trabalho em equipe faz a diferença. Tudo tem que estar muito bem exposto para garantir o perfeito entendimento. Veja abaixo uma imagem de um dos times interagindo nesta fase.

Fase 4: Time interagindo na construção do Kanban.
Ilustração de um planeta da quinta fase do Hackday: Planet Daily.

Fase 5 – Planet Daily: Aqui no planeta Daily é hora de se reunir. Os integrantes observam o contexto das estratégias no quadro e na reunião reavaliam os caminhos, tiram os impedimentos e delegam novas tarefas. Na presença dos GUIAS a tensão era grande e tudo precisa acontecer com muita cautela e atenção, afinal, o tempo não pára. Confira na imagem abaixo um time executando esta fase.

Fase 5: Time trabalhando no Planet Daily.
Ilustração de um planeta da sexta fase do Hackday: Feedback Way.

Fase 6 – Feedback Way: Todos os tripulantes precisam saber se estão desempenhando um bom papel. É hora da troca e da evolução. Em um sorteio de nomes, os times contribuíram entre si com feedbacks uns para com os outros, dando a possibilidade de potencializar os pontos positivos de cada um e de aprimorar possíveis gaps. Orientações e informações claras contribuíram para a melhoria dos times durante o evento. 

Ilustração de um planeta da sétima fase do Hackday: Show Moon.

Fase 7 – Show Moon: Chegando ao fim da missão no programa estágio nesse Universo Ágil, o Show Moon é o último planeta, é hora de saber quem de fato conseguiu encontrar as peças perdidas e reconstruir a nave mãe. É hora da apresentação de todo o projeto consolidado e construído com dificuldades e desafios. Os candidatos tiveram a oportunidade de observarem onde obtiveram maior êxito e quais foram as maiores dificuldades durante a jornada. A nave de cada time era visualizada mostrando as peças conquistadas e dando ao time a oportunidade de argumentar seus êxitos e possíveis falhas.

E para deixar ainda mais emocionante essa jornada, durante o game, ocorreram vários eventos que interferiram na dinâmica do jogo, deixando muito mais interativo o game. Desde troca dos líderes das equipes até um pane que resetava toda a lógica construída pelos times com muito esforço.

As sensações foram diversas, alguns tripulantes sendo obrigados e mudarem de nave e abandonarem seu respectivos times, outras tripulações recebiam novos tripulantes tudo isso em meio a tensão de soluções de problemas, uma mistura de pressão, alegria, e grandes expectativas tomou conta dos Invillianos e dos candidatos no programa de estágio.

O Hackday desse 2° semestre de 2019 terminou, mas a jornada continua!

Fique atendo às redes sociais Invillia e participe de nosso próximo programa de estágio com previsão para o primeiro semestre de 2020!

Por: Ednilson Cintra, People Ops Invillia.

Postado em 17/09/2019

Invillia

Artigos relacionados