O STATIK (System Thinking Approach to Introducing Kanban) traz uma visão sistêmica que te ajudará a implantar o Kanban em seu Time/Squad de forma mais eficiente! Neste post você encontrará um conteúdo rico e ao mesmo tempo prático para que consiga executar o STATIK.

STATIK: Primeiros passos

STATIK (System Thinking Approach to Introducing Kanban): Trata-se da adoção de uma visão sistêmica, e não modularizada, para análise e entendimento de um serviço que será alvo da implantação do método Kanban.

É comum no processo de adoção do Kanban partirmos imediatamente para construção de um quadro com práticas trazidas pelo método. Contudo, com a execução do STATIK temos uma visão muito mais completa de toda a cadeia de valor. Por conseguinte, definiremos um quadro muito mais aderente às necessidades reais.

O STATIK possui um conjunto de 8 passos (9 se considerarmos a identificação de um serviço) para conduzir de forma mais eficiente a implantação do Kanban. Assim, é possível que se tenha uma visão do todo: do propósito à entrega de valor. Por conseguinte, um ponto importante é que a execução dos passos e quais passos serão utilizados adapta-se à realidade do contexto que estamos analisando.

Quais são então os 8 passos?

Passo Zero (adicional): Identificação dos serviços

—- Para cada serviço —-

Passo 1:Entender o propósito do serviço

Passo 2: Identificar fontes de insatisfação

Passo 3:Entenda a demanda

Passo 4:Entenda a capacidade

Passo 5:Modele o workflow

Passo 6:Descubra classes de serviço

Passo 7:Realize o design do kanban system

Passo 8:Rollout (implantação)

O que contém cada um dos passos? E, como aplicá-los?

Para que eu responda a estas perguntas, convido vocês a assistirem o vídeo abaixo produzido por nosso Estúdio Unifast (Universidade Corporativa da Invillia).

Assista abaixo o vídeo com os 8 passos do STATIK!

8 passos para implantação do STATIK

Espero ter contribuído para que consiga executar o STATIK e assim obtenha uma implantação mais eficiente do KANBAN em seu Time/Squad.

Por: Leonardo Francisco, Agile Leader na Invillia.

Postado em 15/07/2019

Invillia

Artigos relacionados