Muitas empresas vivenciam hoje o desafio da Transformação Digital. Com o Tribanco não é diferente! Veja neste case a importância da parceria Invillia-Tribanco em sua jornada de Transformação Digital.

Somos todos digitais!

Você se lembra como era sua vida quando ainda nenhum banco oferecia serviços on-line? Seja pessoa física ou jurídica, todos os meses recebíamos nossas contas pelo correio. Logo depois, muitos de nós organizávamos em pastas, ordenando por data de vencimento. Assim, tínhamos que ir até o banco ou contratar um “office boy” para pegar a fila do caixa e pagar nossas contas.

Talvez você não se lembre de tudo isso por não ter vivido nesta época… Talvez já tenha iniciado suas experiências financeiras com a evolução de atendimentos por caixas eletrônicos. Ou, sites e aplicativos móveis. Ou, mais recentemente, com as contas digitais. Estas, estão permitindo a eliminação total ou parcial do deslocamento físico para realização de transações financeiras.

Os clientes cada vez mais buscam a liberdade, física e de tempo. Além disso, anseiam por atendimentos financeiros simples, rápidos e personalizados.  Por conseguinte, ao longo do tempo, evidencia-se a importância de as instituições financeiras adaptarem-se a seus clientes. Também de evoluírem e inovarem, atendendo às necessidades deste mundo sem fronteiras, dinâmico e de rápidas e constantes mudanças. Afinal, somos todos digitais!

O desafio tecnológico e de gestão do Tribanco

Assim, um dos principais desafios atuais de uma instituição financeira, que acompanha as demandas de mercado, é ofertar progressivamente produtos digitais, aliando novas tecnologias às experiências dos clientes e percorrendo uma jornada rumo a Transformação Digital. Jornada esta que vem sendo percorrida por nosso cliente Tribanco, atuante no mercado varejista e de indústrias há mais de 26 anos.

Preocupado em atender de forma integrada e digital os seus clientes, o Tribanco, trouxe então uma demanda para a Invillia. Nossa missão é prover suporte a Transformação Digital já iniciada dentro do Tribanco. Começamos com alguns profissionais totalmente dedicados ao projeto e com a união de profissionais do próprio Tribanco, originamos nosso primeiro Squad. Desde então, diversos novos Squads têm sido criados.

Nossos Squads

Cada Squad Invillia-Tribanco é um time multidisciplinar com papéis e responsabilidades bem definidos.  Eles funcionam como mini startups pois a cada time é conferido um desafio e ele possui autonomia para definir prioridades. Autonomia esta sempre alinhada com o propósito do negócio do Tribanco.

De forma ágil e conjunta, buscamos desenvolver produtos de elevada performance já que contamos com valiosas metodologias ágeis. Em nossos Squads destaca-se o Scrum.

Como práticas principais, os Squads Invillia-Tribanco realizam reuniões diárias e ciclos de desenvolvimento a cada duas semanas. Estes ciclos curtos conferem maior agilidade e engajamento entre as pessoas do time sendo que surpresas no desenvolvimento das soluções são evitadas. Acima de tudo, o alinhamento do time é extremamente elevado. No geral, todos têm as mesmas informações.

Os times coesos e com foco em resultados que temos construído, não são mérito apenas da Invillia. Nosso modelo de Squad é algo construído em conjunto. Não fosse a abertura e visão estratégica do Tribanco, as metodologias que vimos empregando e nossa expertise em Transformação Digital não se traduziria em resultados efetivos. O Tribanco permite-nos atuar desde a concepção dos produtos, passando pela disponibilização de sua equipe técnica e de negócios para representá-los em cada novo Squad.

Os resultados

Muitos resultados tangíveis e estratégicos têm sido gerados dos Squads Invillia-Tribanco nesta jornada de Transformação Digital do Tribanco. Além destes, outros resultados, possíveis de serem aqui citados e relacionados à gestão e mudança de mindset do Tribanco também têm sido fruto desta parceria.

Neste sentido, de acordo com o Coordenador de Tecnologia do Tribanco, André Bergamo, destaca-se a influência positiva da Invillia ao disseminar sua genuína cultura de resultados ao invés de execução. O modelo de projetos tradicional com escopo fechado e tempo de execução pré-definido está dando lugar a um modelo mais aberto com foco no resultado.

Apesar de talvez parecer simples, esta mudança na cultura de projetos abre caminhos para inovações constantes dentro do Tribanco. Além disso, vem criando uma relação com a Invillia muito mais de parceria e não de cliente-fornecedor como modelos já vivenciados anteriormente com outras empresas. Isto traduz-se em melhores resultados.

“A Invillia não é uma fábrica de software. Ela realmente é uma consultoria que nos apoia desde o entendimento e concepção do produto até a sua entrega final. Ajuda o Tribanco a pensar fora da caixa.”

André Bergamo – Coordenador de Tecnologia do Tribanco

Para André, o trabalho Invillia-Tribanco constitui ainda uma relação de ganha-ganha, onde o Tribanco já está colhendo bons frutos. Além disto, a intenção é continuar expandindo o modelo de Squads para outras frentes de negócios.

Em suma, os Squads Invillia-Tribanco têm contribuindo para sua jornada rumo a Transformação Digital do Tribanco. Acima de tudo, nós da Invillia, somos gratos por participar deste processo que certamente já é reconhecido pelos próprios clientes do Tribanco, principalmente as micro e pequenas empresas, por sua constante entrega de soluções financeiras e fortalecimento da cadeia de varejo brasileira.

Assim como o Grupo Martins, do qual o Tribanco faz parte, nós da Invillia acreditamos que “Juntos, cada um vale mais”.

Por: Adriana Spinola, Coach de Conteúdo na Invillia.

Entrevistados: Leonardo de Oliveira Pinto Francisco (Agile Master), Maycon Santos (Product Engineering Manager) e André Bergamo (Coordenador de Tecnologia do Tribanco).

Postado em 08/04/2019

Invillia

Artigos relacionados