O crescimento exponencial do PagSeguro trouxe o desafio da escalabilidade sustentável de seus Squads. Veja como a parceria Invillia-PagSeguro tem contribuído para superação deste desafio.

Uma parceria de longa data

O PagSeguro é uma empresa brasileira pertencente ao UOL (Universo Online). Em 2018, quando abriu capital, levantou cerca de US$ 2,27 bilhões em sua oferta pública inicial de ações na Bolsa de Nova York, de acordo com a Bloomberg (Fonte: Economia UOL, 2018). 

Desde sua fundação em 2006, o PagSeguro vem crescendo exponencialmente. É uma empresa inovadora que oferece um ecossistema digital de ponta a ponta em serviços financeiros digitais e ferramentas de gerenciamento de negócio para seus clientes. 

A relação do PagSeguro com a Invillia vem desde 2011, onde juntas vêm construindo uma história de crescimento, assim como reforça Carlos Ferraz – Gerente de Engenharia de Software na PagSeguro UOL:

“Na trajetória, a Invillia e PagSeguro vêm crescendo em conjunto. Hoje possuem times multidisciplinares maduros no Ágil”. 

Carlos Ferraz – Gerente de Engenharia de Software na PagSeguro UOL

Atualmente, a Invillia está presente em áreas estratégicas do PagSeguro, com dezenas de  times multidisciplinares (ou Squads), permeando desde a logística das maquininhas físicas e envio fácil, a segurança das informações, até as soluções como o cartão pré-pago.  

A relação entre as duas empresas vai muito além de cliente-fornecedor. É uma parceria verdadeira focada em resultados. Afinal,

“Da Invillia não contratamos projetos, são pessoas que passam a integrar o PagSeguro. Pessoas que nos ajudam a construir nosso futuro. O resultado é uma parceria que gera resultados.”

Rafael Freitas – Coordenador Engenharia de Software na PagSeguro UOL


Resultados que geram crescimento

Assim, dessa parceria Invillia-PagSeguro destacam-se alguns resultados, como: 

  • O desenvolvimento inovador do ‘cartão pré-pago’ em 2015 – pois gerou oportunidade para diversos microempreendedores e contribuiu para popularização do PagSeguro no Brasil;
  • Gestão de chips das maquininhas – pois permitiu economia e aumento de produtividade significativos;
  • Desenvolvimento do ‘envio fácil’ – pois simplificou e diminuiu custos do envio de produtos dos clientes on-line;
  • Diminuição no lead time da entrega de maquininhas (até 24 horas) e da recarga de cartões pré-pagos (até 1 hora) com alcance de mais de 99% de estabilidade.

 

INOVAÇÕES. REDUÇÃO DE LEAD TIME EM ENTREGAS. 

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE.

 

O desafio do crescimento 

Junto com a expansão, normalmente uma empresa enfrenta novos desafios a serem superados. Desta forma, na parceria Invillia-PagSeguro, um destes desafios tem relação com a escalabilidade dos Squads de forma sustentável. Portanto, como aumentar o número de times multidisciplinares mantendo sua essência, alinhamento com o propósito da empresa  e qualidade de entrega?

7 fatores de sucesso para Squads escaláveis

Consideramos que é no modelo de trabalho ou framework dos Squads Invillia-PagSeguro que se encontra o principal fator de sucesso para o alcance de bons resultados e garantia de sua escalabilidade sustentável. Assim sendo, além da experiência da Invillia em transformação digital, o mindset inovador do board, a sinergia, abertura e envolvimento do PagSeguro foram decisivos para a obtenção desses resultados.

Ao entrevistarmos diversos envolvidos nos Squads Invillia-PagSeguro, elencamos 7 fatores de sucesso destes Squads tanto em nível individual quanto sistêmico, garantindo sua escalabilidade sustentável a medida que o PagSeguro cresce.

Apresentamos abaixo, em ordem alfabética, estes 7 fatores de sucesso para Squads escaláveis no PagSeguro:

1 Aprendizado constante

Os integrantes dos Squads sabem que fazem parte de um organismo vivo em constante evolução, em que, a todo momento, estão aprendendo, reinventando-se e se adaptando. Assim, a eficiência no ciclo de construção e validação de produtos (construir, medir e aprender) garante um aprendizado contínuo entre os integrantes das Squads. Eficiência e eficácia lastreadas com métricas.

“Dentro do Ágil, eu como Product Owner, acabo aprendendo muito com a Invillia”.

Paulo Henrique – Product Owner na PagSeguro UOL

 

2 Conexão forte com o propósito do negócio

Os Squads são conectados ao propósito do negócio. Este é o principal balizador para alinhamento dos objetivos e restrições dos times. Além disto, reuniões como Operation Review e Strategy Review também auxiliam na manutenção do alinhamento constante com o propósito do negócio. Ademais, destaca-se a relação dos integrantes dos Squads com o cliente, que é intensa. Por conseguinte, pode-se dizer que eles se sentem parte da empresa do cliente.

“Os times possuem uma cultura de falarem a mesma língua voltada ao ágil, qualidade e resultados do negócio. Parece que é a mesma empresa”.

Carlos Ferraz – Gerente de Engenharia de Software na PagSeguro UOL


“Os times têm atitude de donos do negócio e querem gerar lucro”.

Rafael Freitas – Coordenador Engenharia de Software na PagSeguro UOL

 

3 Cultura de resultados

A cultura de resultados gera entregas de valor norteadas pelas principais dores do ciclo de vida do produto, com métricas de excelência na melhoria contínua da eficiência (produtividade) e eficácia (foco no que precisa ser feito). Além disto, o mindset de startup e o foco em entregas de curto prazo são muito importantes nesta cultura de resultados.

“Existe uma conexão para solução de problemas e acima de tudo engajamento para resultados. A Invillia vibra com os resultados. A sinergia e engajamento das equipes é fora do comum”.

 “A geração de resultados é potencializada por meio dos MVPs, assim como nas startups. Eles ajudam a gerar resultados de curto prazo, com melhorias constantes e agilidade. Assim foi com o desenvolvimento do cartão pré-pago.”

Jadilson de Oliveira – Coordenador de Logística na PagSeguro UOL

 

4 Relação de confiança e respeito

Novamente o mindset de startup, onde o time se sente parte do negócio, é muito importante para se criar uma relação de confiança e respeito dentro de cada Squad e também com todos ao mesmo tempo.

“Existe uma forte relação de confiança. É uma equipe só”.

Eduardo Lucena – Coordenador de Engenharia de Software na PagSeguro UOL


“A relação que temos com a Invillia é sadia porque existe uma sensação de pertencimento e confiança mútua.”

Paulo Henrique – Product Owner na PagSeguro UOL

 

5 Sinergia no trabalho remoto 

Quando se tem poucos times, o trabalho presencial é inquestionável. Por outro lado, quando se tem dezenas de Squads e uma tendência de crescimento cada vez maior, a possibilidade de se ter times remotos é bastante vantajosa. Portanto, as ferramentas e metodologias ágeis com métricas bem definidas, alinhamento com o propósito do negócio, confiança e respeito, tornam possível um trabalho remoto mantendo a qualidade das entregas.  Acima de tudo, permitem uma escalabilidade dos times e crescimento do negócio que dificilmente seria possível com todos os times trabalhando presencialmente. 

“No começo, o maior temor foram os times estarem remotos. Isto nos assustou. Hoje, o trabalho remoto demonstrou que funciona muito bem porque existem ferramentas e acordos muito bem estabelecidos.”

Carlos Ferraz – Gerente de Engenharia de Software na PagSeguro UOL


“O fato de o trabalho ser remoto não interfere nos resultados. E isto não é comum. A comunicação entre as pessoas dos times é muito boa pois, é suportada por tecnologias simples e metodologias ágeis.”

Jadilson de Oliveira – Coordenador de Logística na PagSeguro UOL

 

6 Times auto-gerenciáveis

Os Squads possuem autonomia suficiente para tomada de decisões, sempre alinhadas com o propósito do negócio. Cada Squad é como se fosse uma mini-startup, e seus integrantes têm liberdade para sugerir e questionar hipóteses, trabalhando com maestria. A maestria significa que o time tem domínio do contexto de atuação pois busca soluções técnicas cada vez melhores e ajustadas aos desafios do produto com alto nível de qualidade na entrega. 

“Os times são maduros e trabalham de forma ágil porque são auto-gerenciáveis”. 

Rafael Freitas – Coordenador Engenharia de Software na PagSeguro UOL

 

7 Transparência

Muito próximo da confiança e respeito, a transparência também constitui uma das características de sucesso para os Squads. Sendo assim, a transparência permite a resolução de dificuldades e potencialização de habilidades, e isso é feito de maneira consistente com lastro em métricas. Então,, isto gera um senso de responsabilidade ainda maior para se alcançar os objetivos alinhados com o propósito do negócio.  

“A Invillia é uma empresa muito transparente”.

Carlos Ferraz – Gerente de Engenharia de Software na PagSeguro UOL

 

Inspiração + Inspiração

É coerente que estas 7 características de sucesso para Squads escaláveis não constituam uma receita fidedigna a ser replicada por times de desenvolvimento em diferentes negócios. Contudo, elas podem servir como base e inspiração para que cada um encontre suas próprias práticas de sucesso através de suas experiências.

Para nós, a maior lição que a parceria Invillia-PagSeguro pode refletir é que um bom relacionamento, com confiança, respeito, transparência e reciprocidade, gera excelentes resultados. Então, terminamos aqui com as palavras do diretor do PagSeguro, Cesar Augusto, que sintetiza grande parte desta história de parceria:

“A parceria com a Invillia é de longa data. Juntos entregamos dezenas de projetos. A Invillia sempre mostrou competência técnica e comprometimento com os nossos projetos. Juntos desenvolvemos uma metodologia ágil de desenvolvimento para os times. Hoje, as equipes da Invillia são uma extensão das nossas equipes internas, não conseguimos ver diferença e a relação é muito transparente. O ambiente do escritório da Invillia é uma inspiração para nós!”

Cesar Augusto – Diretor na PagSeguro UOL


Por: Adriana Spinola, Coach de Conteúdo na Invillia.

Entrevistados:

Cesar Augusto – Diretor na PagSeguro UOL; Paulo Henrique – Product Owner na PagSeguro UOL; Rafael Freitas – Coordenador Engenharia de Software na PagSeguro UOL; Carlos Ferraz – Gerente de Engenharia de Software na PagSeguro UOL; Jadilson de Oliveira – Coordenador de Logística na PagSeguro UOL; Eduardo Lucena – Coordenador de Engenharia de Software na PagSeguro UOL;  Thiago Rodrigo dos Santos – Agile Master na Invillia; André Rodrigo dos Santos – Agile Master na Invillia.

Fontes:

https://pagseguro.uol.com.br/
http://investors.pagseguro.com/Cache/1001245731.PDF?O=PDF&T=&Y=&D=&FID=1001245731&iid=9282297
http://investors.pagseguro.com/overview/Index?KeyGenPage=431118
https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2018/01/24/pagseguro-do-uol-levanta-us-23-bi-em-ipo-em-nova-york.htm
Postado em 28/03/2019

Invillia

Artigos relacionados