20 de fevereiro

No dia 20 de fevereiro é a data em que se comemora o dia do Teste de Software! Esta data tornou-se um marco devido a publicação do livro “The Art of Software Testing” de Glenford J. Myers neste mesmo dia no ano de 1979.

Bacharel em Engenharia Elétrica, Mestre e Doutor em Ciência da Computação, Myers apresentou conceitos inovadores para a época que serviram de referência para todas as publicações do tema que viriam nos anos seguintes.

O livro, considerado a primeira obra de valor sobre Teste de Software, foi o que deu origem ao “Dia do Teste de Software”, que é lembrado anualmente nesta data em comemoração ao desenvolvimento de uma profissão que cresce cada vez mais por todo o mundo.

No The Art of Software Testing”, encontramos conceitos e técnicas de testes de software que utilizamos no nosso dia a dia. Por exemplo, os conceitos de teste caixa branca e caixa preta, testes de performance, entre outras técnicas.

Ao longo dos anos, a aplicação de testes de software passou por diversas evoluções. Os estudos sobre testes de software começaram durante a década de 70, alguns anos antes da publicação do livro “The Art of Software Testing”, sendo Myers responsável por ser a primeira pessoa a sugerir que os testes deveriam ser realizados por uma pessoa sem acesso ao código.

Na década seguinte, surgem alguns conceitos de ciclo de desenvolvimento, como o modelo espiral e o desenvolvimento iterativo/incremental. Neste momento, desenvolvedores e testadores passam a trabalhar em equipes distintas.

Durante a década de 90, surgiram conceitos como testes por prototipação, após a criação do modelo de desenvolvimento RUP (Rational Unified Process), e testes de segurança, já que a utilização da internet evoluía cada vez mais neste período.

Já na década de 2000, surgem os testes automatizados e também os conceitos desenvolvimento de software TDD (Test Driven Development) e BDD (Behavior Driven Development). Outro fato extremamente importante desta década, é a criação do Manifesto Ágil, que causa grande impacto na forma com que os testes de software são aplicados no desenvolvimento.

Por fim, na década atual, temos uma grande evolução na variedade de ferramentas que podemos utilizar para realizar diferentes tipos de testes de software. Temos também o surgimento de ferramentas que agilizam o processo de entrega de software (integração contínua).

Aqui na Invillia, somos parte do time de desenvolvimento. Atuamos junto aos desenvolvedores fornecendo auxílio na aplicação de técnicas de testes de software desde o inicio do desenvolvimento. Aplicamos técnicas de testes e buscamos automatizar os fluxo repetitivos e de grande importância para cada sistema. E para continuarmos a evoluir, buscamos compartilhar o conhecimento e experiência entre todos invillianos.

Retornando a esta importante data que comemoramos, não podemos deixar de lembrar que para nós, QAs, além deste dia, há também o dia 9 de setembro, considerado o dia do Testador. Mas esta data é um assunto para outro momento! 😀

Referências

https://medium.com/cesar-update/qualquer-dia-pode-ser-o-dia-mundial-dos-testes-de-software-mas-e1b4532c8437

https://agiletesters.com.br/topic/154/dia-internacional-do-teste-de-software

https://gutspb.blogspot.com/2014/02/dia-internacional-do-teste-de-software.html

http://www.projedata.com.br/blog/2017/03/29/dia-internacional-do-teste-de-software/

http://barbie.uta.edu/~mehra/Book1_The%20Art%20of%20Software%20Testing.pdf

http://igti.com.br/blog/evolucao-teste-de-software/

Por: Marcio Ramos Corrêa, Analista de Testes na Invillia.

Postado em 20/02/2019

Invillia

Artigos relacionados