Fonte da imagem: Relatório de balanço social da AACD (2017).

 

Os bastidores de uma plataforma de captação de recursos para melhorar a vida de pessoas com deficiência física em todo o Brasil.

Fonte da imagem: Site da AACD.

 

“O Teleton é essencial para nós, corresponde a 50% da receita da captação dos recursos anuais da AACD. Viabilizando cerca de 200 mil dos atendimentos realizados”. Marcelo Felipe Kheirallah, presidente voluntário do Conselho de Administração da AACD (Observatório da televisão, 2018).

O Teleton da AACD é uma plataforma de captação de recursos que possibilita pessoas e empresas a colaborarem financeiramente para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos com deficiência física em todo o Brasil. O Teleton arrecada doações pontuais permanentemente pelo site e também durante uma maratona de programação exibida pela televisão. Além do Teleton, como meio de captação de recursos, a AACD possui também o Sistema Mantenedores, onde é possível realizar doações de forma regular.

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) foi fundada em 1950 pelo médico especialista em Ortopedia, Dr. Renato da Costa Bomfim e hoje conta com 9 unidades, Centros de Reabilitação, Oficinas Ortopédicas e o Hospital Ortopédico que é considerado como um dos melhores na área de ortopedia em todo o Brasil. Também, é referência em qualidade no tratamento de crianças e  adultos com deficiência física (AACD, 2019). Juntas, as unidades realizam mais de 800 mil atendimentos anuais (Observatório da televisão, 2018). A qualidade e volume de atendimentos só é possível graças ao engajamento de muitas pessoas pela causa “Vida é movimento”, além dos recursos financeiros captados por doações, que são essenciais para a receita total da AACD. Neste contexto, a Plataforma Teleton é tida como a principal forma de captação de doações para a AACD.

Fonte da imagem: Relatório de balanço social da AACD (2017).

 

O Teleton foi idealizado pelo ator Jerry Lewis, pai de uma criança com deficiência física, e criado nos Estados Unidos. Atualmente é realizado em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul.

No Brasil, o Teleton atinge seu ápice de arrecadações durante a maratona televisa “Teleton” veiculada pelo SBT anualmente, numa programação com aproximadamente 24h ininterruptas. Em 20 anos, o volume arrecadado durante as maratonas já ultrapassa os R$300 milhões e em 2018 atingiu o recorde de mais de R$30 milhões. E é nos bastidores de todo este volume financeiro de arrecadações e responsabilidade com a causa,  que encontra-se a parceria da AACD com a Invillia.

Os bastidores do Teleton

Há mais 8 anos, a Invillia foi escolhida pela AACD como parceira na importante missão de desenvolver e gerir a Plataforma do Teleton além do Sistema Mantenedores. É importante ressaltar que apesar do Sistema Mantenedores também constituir um importante canal de captação de recursos para a AACD, o foco do presente artigo é a Plataforma Teleton. 

Durante a maratona televisiva, a Plataforma do Teleton gerencia todos os recursos doados em tempo real (site, internet, mobile), captura as doações efetuadas pelo 0800 e 0500 e também é responsável pela integração com o operador logístico para entrega dos bonecos símbolo do Teleton. Além disto, o monitoramento das doações em tempo real gera importantes subsídios na tomada de decisão relacionada a dinâmica de apresentações dos artistas no palco.

O Squad (Time) de desenvolvimento Invillia-AACD idealiza e implementa constantes inovações e testes na Plataforma do Teleton, sempre buscando facilitar e melhorar a experiência dos doadores. De 2017 para 2018, algumas importantes inovações foram implementadas contribuindo para o alcance dos objetivos idealizados pela AACD, assim como comentado por Edson Brito (Superintendente de Marketing & Relações Institucionais da AACD) em uma entrevista para UOL em 2018: “Acreditamos que a estratégia de abrir canais mais digitais de doação, como QRCode Pay, Whatsapp, fatura da NET e pelo aplicativo PicPay ajudou a alcançarmos nosso objetivo. São novas formas de captação, que permitem uma doação rápida e fácil”. Considera-se que as novas formas para concretização de doações implementadas em 2018 tornaram o processo mais democrático e ao mesmo tempo mais fácil e amigável.

Além de inovações que podem facilitar o processo das doações, outro ponto crucial, é a robustez da Plataforma Tecnológica de Doações. Durante as aproximadas 24h de programação da maratona Teleton exibida pelo SBT, ela precisa suportar o número de acessos simultâneos e não pode falhar. Qualquer instabilidade ou lentidão, mesmo que de segundos, pode impactar significativamente as arrecadações financeiras e como consequência, menos pessoas sendo atendidas pela AACD. 

Todos os anos, o time Invillia-AACD se posiciona nos bastidores do evento a fim de prover todo o suporte à plataforma de doações, em tempo real. Este momento é considerado por todos da Invillia como mágico, sendo que a responsabilidade de manter o sistema funcionando perfeitamente a todo momento, em tempo real, se torna ainda maior. O time sente um misto de engajamento profissional e também emocional pela causa envolvida. 

Na maratona Teleton 2018 SBT, o sistema atingiu o pico de 13.000 acessos simultâneos pelo site e manteve-se funcionando sem nenhuma interrupção. O sistema e a equipe foram colocados à prova, pois, para se ter uma ideia, o pico de acessos simultâneos no ano anterior foi de 2.000. Este resultado satisfatório somente foi possível graças ao empenho de toda a equipe Invillia-AACD com inúmeros testes de “stress” e ajustes prévios ao evento. A imagem abaixo mostra os bastidores da maratona Teleton de 2018 com o time atuando.

Fonte da imagem: Arquivo próprio.

Bastidores da maratona Teleton de 2018.

Nas palavras do Gerente de TIC da AACD, Victor Kaspar, “O trabalho e a parceria de toda a equipe garante 100% de disponibilidades dos sistemas de doações, um trabalho altamente profissional e especializado dos times envolvidos”.

Nós da Invillia, sentimos imenso orgulho de participarmos dos bastidores desta maravilhosa causa da AACD!

Por: Time Invillia.

Postado em 30/01/2019

Invillia

Artigos relacionados